Descubra como o setor fiscal pode melhorar os resultados da sua empresa

O Setor Fiscal pode Melhorar os Resultados Financeiros de Sua Empresa

Quando pensamos no setor fiscal de uma empresa, de forma automática associamos a ele impostos e obrigações acessórias. Contudo, o setor fiscal tem muitos desdobramentos que impactam diretamente nos custos operacionais do negócio, e as atividades exercidas no setor são muito importantes no processo de tomada de decisões de uma organização.

Mas, como o setor fiscal funciona?

São os dados gerados no setor fiscal que asseguram os números utilizados para o planejamento estratégico e tributário do negócio. O repasse dessas informações fiscais pode ser feito por meio de vários documentos, tais como: apresentações de planilhas, relatórios, gráficos e todos os demais recursos existentes para facilitar decisões mais assertivas e que contribuam para o sucesso da empresa.

Com esses dados em mãos, é possível diminuir riscos e colaborar para a saúde financeira do estabelecimento. Desse modo, o setor fiscal tem por objetivo facilitar a vida dos gestores na tomada de decisões.

Conhecer um pouco mais sobre o setor fiscal da empresa, como funciona e quais impostos e taxas devem ser pagos, aperfeiçoa o andamento das tarefas do setor e a comunicação com as demais áreas, tornando os processos internos mais rápidos e eficientes.

Quais são as funções do setor e como ele melhora os resultados financeiros da empresa?

O setor fiscal não possui apenas o objetivo de escriturar notas fiscais e apurar impostos. É por meio das informações geradas por ele, juntamente com o setor contábil, que as empresas apontam oportunidades e melhoram a saúde do seu negócio.

Assim, contando com o apoio da administração da empresa, o setor fiscal torna-se uma opção muito atraente para o negócio, além de gerar uma série de vantagens, tais como:

  • Acompanhamento de benefícios fiscais para redução de custos;
  • Diminuição de exposição ao fisco, com multas e fiscalizações; e
  • Rapidez nos processos e nas barreiras fiscais.

O setor fiscal ainda atua no desenvolvimento do planejamento tributário. Cabe a ele analisar todas as oportunidades trazidas pelas legislações vigentes, aplicáveis à atividade e ao negócio. Isso pode fazer a diferença na redução de custos e até no fluxo de caixa da empresa.

O setor também é responsável por acompanhar as mudanças na legislação, que são constantes. Isso garante o correto pagamento das taxas, o aproveitamento de oportunidades para redução de impostos, além de evitar que sejam pagos indevidamente multas e taxas.

O que você achou deste post sobre como o setor fiscal pode melhorar os resultados financeiros da sua empresa. Entre em contato para saber mais!

Leia sobre como atingir a excelência tributária em sua empresa no artigo: Os pilares da excelência tributária 

Leia também o artigo:  Planejamento Tributário saiba porque sua empresa precisa dele.

use o indicador de excelência fiscal da fisco expert

Faça parte de nossas redes sociais e acompanhe mais conteúdo gratuito sobre práticas tributárias que vão contribuir para os resultados de sua empresa.

Facebook: www.facebook.com/fiscoexpert/

Linkedin: www.linkedin.com/in/fiscoexpert/

Inscreva-se em nosso canal no YouTube: https://goo.gl/9YZPU1

Rodrigo Fonseca Fisco Expert

Cadastre e receba conteúdo por email