Planejamento Tributário para 2018

Planejamento Tributário - [ CONTEÚDO PARA LER, ASSISTIR OU OUVIR] - Escolha como prefere acessar.

Assista ao vídeo:

Escute o Pod Cast:

O planejamento tributário é o conjunto de análises e projeções que tem como objetivo a redução da carga tributária final da empresa. É uma ferramenta indispensável para o correto planejamento financeiro e estratégico de todo empreendimento.

PRINCIPAIS PONTOS DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

No Brasil as empresas são obrigadas a pagar dezenas de tributos, que podem ser calculados segundo regras e regimes diferentes, como o Imposto de Renda, o PIS, a COFINS e o ICMS.

Por isso, o planejamento tributário não pode se ater apenas à análise simplória do Simples Nacional x Lucro Presumido x Lucro Real, tendo como parâmetro a suposta lucratividade do empreendimento.

Para que seu planejamento estratégico seja efetivo e de resultados, ele deve ser executado de acordo com a realidade do seu negócio! Fórmulas mágicas só existem na fantasia ou no trabalho irresponsável. Advertimos também: planejamentos mirabolantes no papel muitas vezes são impossíveis de serem aplicados na dura realidade dos negócios.

O planejamento tributário deve ser personalizado para o seu negócio, analisando suas características e sua realidade, desde a produção, passando pelo setor administrativo até o faturamento. Averiguar a possibilidade de desmembramentos e abertura de novas unidades, os créditos acumulados na cadeia produtiva e a característica dos produtos e serviços comercializados.

É um verdadeiro “quebra-cabeça” estrutural e matemático, que deve respeitar normais legais e a especificidade logística de cada empreendimento.

Ótimos resultados

A experiência da FiscoExpert comprova que, quando bem executado, o planejamento estratégico apresenta excelentes resultados para os negócios de nossos clientes.

Conhecendo em detalhes a estrutura empresarial (áreas administrativa, societária, fiscal, contábil, produtiva e logística) e recompondo as demonstrações de resultado é possível traçar cenários futuros e realistas.

Este conhecimento também possibilita o rearranjo da estrutura empresarial, através da concentração ou dispersão societária, reclassificação de produtos e segregação de atividades produtivas.

Ao final do trabalho, diferentes opções e variáveis estarão à disposição do empresário, com o objetivo de reduzir a carga tributária e o risco de autuação, mas principalmente otimizar o resultado final do negócio.

Este modelo de planejamento estratégico e estrutural tem apresentado resultados surpreendentes para nossos clientes, com melhora significativa de lucratividade e também da produtividade, pois não se restringe a simplória análise de regime de tributação. Além do resultado financeiro direto, ele pode trazer outros importantes benefícios para a empresa, como:

  • Informações estratégicas para lastrear a tomada de decisões.

  • Segurança no cumprimento das obrigações fiscais.

  • Eficiência na adoção das políticas de formação de preço.

  • Vantagem competitiva frente os concorrentes.

 

Hora de planejar

 

O ano de 2018 chegou, trazendo a esperança da retomada do crescimento de nossa economia. Sinais tímidos já começam a ser sentidos em alguns setores.

Este sentimento foi endossado pelo Fundo Monetário Internacional em seu último relatório, que confirma o fim da recessão e o crescimento de nossa economia em 1,5%, com possibilidade de melhora caso o cenário político se acalme.

Com o cenário econômico favorável, caberá às empresas aproveitarem o momento para reestruturar suas operações, absorvendo as amargas lições dos últimos anos de recessão, para otimizar seus resultados futuros.

Como o custo tributário tem impacto significativo sobre a lucratividade dos negócios, o gestor deve se atentar ao tema, sendo os últimos meses do ano de 2017 o momento ideal para a realização do planejamento. Lembrem-se que a “janela” para a opção do regime de tributação se fecha no início de 2018.

Conheça mais sobre nossas ideias e políticas de trabalho, que em muito se diferem da tradicional e ultrapassada consultoria tributária.

Obrigado pela atenção! Lembre-se de seguir nossos canais onde compartilhamos assuntos atuais e úteis para o sucesso de sua empresa. Até nosso próximo encontro.

Recomendamos a leitura do post “Sua empresa pode estar pagando mais impostos do que devia.”, onde apresentamos algumas formas simples para reduzir o custo tributário da sua empresa.

Clique AQUI e e leia nosso artigo sobre os pilares da excelência tributária 

Gostou deste conteúdo?

Siga nossas redes sociais e acompanhe mais conteúdo sobre práticas tributárias que vão contribuir para os resultados de sua empresa.

Curta nossa Fan Page: www.facebook.com/fiscoexpert/

Faça parte de nossa rede no Linkedin: www.linkedin.com/in/fiscoexpert/

Inscreva-se em nosso no You Tube: https://goo.gl/9YZPU1

Rodrigo Fonseca Fisco Expert

Rodrigo Fonseca Fisco Expert

Cadastre e receba conteúdo por email