Saiba o que é planejamento tributário e porque sua empresa precisa dele

Saiba o que é planejamento tributário e porque sua empresa precisa dele

 

A extensa lista de tributos que incide sobre as empresas e o complexo sistema tributário brasileiro acabam afetando gravemente a saúde financeira da organização, causando muita dor de cabeça para os empresários.

Conhecer os impostos, taxas e contribuições que a empresa precisa pagar é crucial para evitar problemas fiscais e reduzir os custos tributários, e por isso Planejamento Tributário é essencial.

 

O que é Planejamento Tributário?

O planejamento tributário é o conjunto de análises e projeções que tem como objetivo a redução da carga tributária. Ou seja, é uma forma de diminuir e principalmente evitar o pagamento de tributos desnecessários pela empresa.

Esse termo é conhecido como elisão fiscal. E, em hipótese alguma, deve ser confundido com evasão fiscal. De forme simples e rápida, o primeiro é uma forma legal de pagar menos impostos, enquanto o segundo é realização de procedimentos que vão contra a lei. Portanto, NUNCA façam isso!!!

Existem 3 tipos de planejamento tributário: estratégico, operacional e tático. Vamos falar sobre eles mais à frente.

 

Por que fazer um planejamento tributário?

Gerir uma empresa e torna-la mais competitiva vai além de criar e vender novos produtos e serviços. Uma boa administração implica no acompanhamento das obrigações fiscais da empresa, evitando o pagamento indevido de impostos e a perda de receita.

Para um planejamento tributário ser efetivo e dê resultados, ele deve ser executado de acordo com a realidade do seu negócio. Deve ser personalizado para a sua empresa, analisando suas características e sua realidade, desde a produção, passando pelo setor administrativo até o faturamento.

Essa metodologia proporciona outros benefícios como o aumento da lucratividade, a aplicação correta da legislação e a escolha de um regime tributário adequado, protegendo a empresa em casos de auditorias dos órgãos de arrecadação e fiscalização tributária.

 

Conheça os tipos de planejamento tributário

A primeira etapa para montar um planejamento eficiente é executá-lo de acordo com a realidade do seu negócio. Dessa forma, é extremamente importante conhecer profundamente os setores da empresa e seus objetivos.

 

Estratégico

O Planejamento Tributário Estratégico está relacionado a adequação e definição do regime tributário que a empresa irá adotar com base nos benefícios estimados a longo prazo.

Nessa etapa são estabelecidos os objetivos fiscais, visando adequar a legislação brasileira, que como falamos, é muito burocrática. Para isso, deve-se levar em consideração os fatores internos e externos do negócio e também informações básicas como a missão, visão e valores.

As decisões tomadas nessa etapa mudam as características da empresa, por isso, normalmente os responsáveis por esse planejamento são os sócios e diretores da empresa.

 

Tático

O Planejamento Tributário Tático é focado à médio prazo e envolve cargos de nível gerencial.

Ao contrário do estratégico, a atenção do planejamento tático é voltada para as áreas e departamentos da empresa. Ou seja, nessa fase são definidos os métodos e ações que serão executadas em cada setor para atingir os objetivos e metas propostas pelos gestores. Por isso, é fundamental saber quais são as metas e os prazos a serem alcançadas.

 

Operacional

O Planejamento Tributário Operacional diz respeito a execução todo o planejamento realizado pelas fases anteriores.

Os planos nessa etapa são mais detalhados, especificando as responsabilidades de cada pessoa envolvida, assim como as atividades, tarefas de cada um e recursos que serão utilizados para aplicação de todas a metodologia e ações definidas.

Como vimos, realizar um bom planejamento tributário oferece diversos benefícios à empresa, gerando oportunidades de redução de custos fiscais e principalmente, auxiliando nos resultados finais.

Vale ressaltar, que os métodos abordados neste artigo não são únicos e exclusivos, visto que como destacamos, cada empresa possui a sua particularidade. Por esse motivo, a escolha da melhor opção deve ser baseada de acordo com as necessidades e objetivo do empreendimento.

 

Gostou deste conteúdo? Quer conhecer mais sobre gestão tributária e outros assuntos? Recomendamos o nosso blog. Nele abordamos assuntos fiscais, tributário, contábil e jurídico.

 

baixe ebook boas práticas setor fiscal

 

Siga nossas redes sociais e acompanhe mais conteúdo sobre práticas tributárias que vão contribuir para os resultados de sua empresa.

Curta nossa Fan Page: www.facebook.com/fiscoexpert/

Faça parte de nossa rede no Linkedin: www.linkedin.com/in/fiscoexpert/

Inscreva-se em nosso no You Tube: https://goo.gl/9YZPU1

Rodrigo Fonseca Fisco Expert