6 Motivos para implementar um departamento contábil na sua empresa!

 

 

Enxergar a importância de um departamento contábil para a empresa sempre foi um grande desafio para os empresários e gestores. Isso, por que mesmo atualmente, muitas das atividades que são executadas pelo setor não são de conhecimento dos gestores.

A contabilidade analisa todos os dados financeiros da empresa (que por muitas vezes são confusos) e transforma em informações gerenciais úteis. Essa organização dos dados permite uma análise crítica nos aspectos legais e fiscais, o que auxilia no processo de tomada de decisão.

Contudo, é importante frisar, que a forma com a qual o departamento contábil irá trabalhar está relacionado ao tipo de empresa, ramo em que ela atua, entre outros fatores.

Qual a importância do departamento contábil para a empresa?

Nem todas as empresas possuem um departamento contábil próprio. Isso, por que gestores não entendem a sua importância para a empresa ou pensarem que manter o setor é caro e desnecessário. Contudo, a contabilidade é responsável pelas atividades relacionadas às obrigações fiscais que as organizações precisam cumprir. Sendo, portanto, essencial para que sua empresa prospere.

O setor contábil tem como objetivo administrar as finanças da empresa e realizar demonstrações contábeis. Diariamente, é responsável pela execução, avaliações, controle nas áreas orçamentária, financeira e patrimonial, e diversas outras atividades contábeis importantes da organização. É através dele que são validados documentos imprescindíveis para o funcionamento correto e legal das atividades, além de registros importantes dos mais variados tipos.

Contudo, na hora de decidir realizar a implementação do departamento contábil, existe ainda, uma grande dúvida na hora sobre terceirizar ou não a contabilidade da empresa. Portanto, destacamos uma série de benefícios que sua empresa terá por possuir um departamento contábil.

 

6 motivos para implementar um departamento contábil interno ainda este ano

Contabilidade totalmente dedicada à sua empresa

A principal vantagem (e a que gera todas as outras) é o fato do departamento contábil interno ser dedicado exclusivamente à sua empresa. Logo, o gestor terá acesso às informações financeiras com maior agilidade e segurança. Auxiliando no processo de tomada de decisão.

Através dessa exclusividade, o gestor terá ainda um profissional que possa montar o planejamento tributário da empresa, executá-lo e modifica-lo sempre que necessário. Isso por si só já é um grande benefício e uma enorme vantagem competitiva.

 

Maior controle dos recursos

Outra grande vantagem da contabilidade interna é o maior controle que se tem sobre os recursos, uma vez que tudo é devidamente registrado e acompanhado de perto, em tempo real.

Assim, é possível perceber como vai o negócio, ou seja, se está havendo lucro ou prejuízo, se há algum problema, alguma estratégia que não esteja sendo efetiva, entre outros detalhes. Além disso, a contabilidade interna também ajuda a evitar gastos desnecessários.

 

Regularização da situação fiscal

Ao implementar o departamento contábil interno, você vai perceber que a situação fiscal da empresa estará sempre em dia. Algumas obrigações fiscais são extremamente complexas e necessitam de uma série de lançamentos e informações.

Caso você não cumpra com essas obrigações, sua empresa pode ficar irregular, receber multas e, por fim, ter de fechar as portas. Ao passo que em uma contabilidade terceirizada fica mais difícil fiscalizar esse tipo de documentação, na contabilidade interna, você estará o tempo todo em contato com o setor.

 

Redução dos custos com tributação

Reduzir custos de tributação ou evitar erros e atrasos na entrega das obrigações fiscais é sempre um grande desafio para os administradores.

Entre as medidas adotadas, está, por exemplo, a escolha correta entre os regimes tributários, como simples nacional, lucro real ou presumido, além do cumprimento dos prazos legais. Evitando os altos valores das multas.

Para garantir essa otimização, é importante exigir que o contador demonstre cada um dos regimes tributários, com projeções de custos em cada um deles. Isso porque, dependendo da situação e do porte da empresa, o contador pode optar por um regime tributário que seja mais fácil de operar, mesmo que ele não seja o mais barato para a organização.

 

Facilidade de acesso ao crédito

Uma contabilidade interna pode gerar benefícios até nas negociações financeiras. Isso porque é possível manter o controle sobre os custos, acompanhando tudo de perto, além de apresentar balancetes que espelhem a real situação da empresa com clareza e precisão.

Isso pode auxiliar os gestores em negociações com fornecedores e instituições bancárias. Ao implementar o departamento contábil interno, a empresa consegue manter uma situação fiscal regular e estável. Isso contribui na hora da análise de crédito, podendo proporcionar melhores chances da empresa conseguir a aprovação do crédito desejado.

Muitas vezes, a empresa depende da concessão de crédito para continuar crescendo e desenvolvendo suas atividades. Nessas horas, é bom poder contar com todos os registros e documentação em dia, sem irregularidades e muito bem estruturadas.

 

Proteção jurídica

Uma importante vantagem de implementar o departamento contábil interno é a ajuda obtida para proteger a empresa juridicamente. Ou seja, o controle e a organização constante auxiliam a empresa em contestações em casos de ações judiciais, como trabalhistas ou do Fisco.

Já que a empresa passa a ter todos os procedimentos e operações documentados e registrados, fica mais fácil encontrar provas, documentos e evidenciar fatos a favor da empresa nessas situações. Sem estes documentos, é praticamente impossível provar a regularidade da situação em questão, fazendo com que a empresa tenha que encarar algumas possíveis sanções previstas em lei.

Por meio do setor contábil os dados financeiros serão analisados, organizados e transformados em relatórios contábeis confiáveis, que somente um profissional contábil pode fornecer e auxiliar na geração. Portanto, podemos destacar que possuir um setor contábil interno é fundamental para o sucesso da empresa. Isso, em virtude da contabilidade ter papel importante no processo de tomada de decisões.

Além disso, no cenário atual, se bem planejada, a contabilidade resulta em grandes benefícios para a empresa, possuindo ainda, grande importância na organização das finanças.

Você gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida ou precisa de ajuda? Entre em contato conosco, vamos ficar felizes em ajudar você!

 

use o indicador de excelência fiscal da fisco expert

 

Redes Sociais

Assina e recebe novos conteúdos