6 Motivos para implementar o departamento contábil interno

O departamento contábil é responsável por diversas rotinas e operações importantes no dia a dia de uma empresa. É através dele que são validados diversos documentos imprescindíveis para o funcionamento correto e legal das atividades, além de registros importantes dos mais variados tipos. Implementar o departamento contábil interno pode significar a melhor solução contábil, tanto para grandes quanto para médias e até pequenas empresas. Se engana quem pensa que este modelo de contabilidade só pode ser implantado por empresas com alto capital.

Na verdade, o custo da implementação do departamento contábil interno não é tão alto quanto se imagina. Além disso, ele pode trazer uma série de benefícios que você vai ver agora.

Vamos te dar 6 motivos para implementar o departamento contábil interno ainda este ano! 

1 - Contabilidade totalmente dedicada à sua empresa 

A principal vantagem (e a que gera todas as outras) é o fato de que o departamento contábil interno é dedicado exclusivamente à sua empresa. Portanto, podemos dizer que a contabilidade interna difere da contabilidade terceirizada.

Na terceirizada, a empresa atende não apenas você, mas diversos outros clientes com variados regimes tributários, portes e ramos de atividade. Ao implementar o departamento contábil interno, você está garantido que os esforços contábeis estarão voltados totalmente a você e sua empresa.

Isso por si só já é uma enorme vantagem.

2 – Maior controle dos recursos 

Outra grande vantagem da contabilidade interna é o maior controle que se tem sobre os recursos, uma vez que tudo é devidamente registrado e acompanhado de perto, em tempo real.

Assim, é possível perceber como vai o negócio, ou seja, se está havendo lucro ou prejuízo, se há algum problema, alguma estratégia que não esteja sendo efetiva, entre outros detalhes.

Além disso, a contabilidade interna também ajuda a evitar gastos desnecessários, já que tudo é controlado e deve ser devidamente justificado, centavo a centavo.

3 – Regularização da situação fiscal 

Ao implementar o departamento contábil interno, você vai perceber que a situação fiscal da empresa estará sempre em dia. Algumas obrigações fiscais são extremamente complexas e necessitam de uma série de lançamentos e informações.

Caso você não cumpra com essas obrigações, sua empresa pode ficar irregular, receber multas e, por fim, ter de fechar as portas. Ao passo que em uma contabilidade terceirizada fica mais difícil fiscalizar esse tipo de documentação, na contabilidade interna, você estará o tempo todo em contato com o setor.

4 – Redução dos custos com tributação 

Outra grande vantagem da implementação de um departamento contábil interno é a redução dos custos com a tributação da empresa, graças à escolha do melhor método de cálculo dos impostos.

Entre as medidas adotadas, está, por exemplo, a escolha entre os regimes tributários, como simples nacional, lucro real ou lucro presumido.

Contudo, para garantir essa otimização, é importante exigir que o contador demonstre cada um dos regimes tributários, com projeções de custos em cada um deles. Isso porque, dependendo da situação e do porte da empresa, o contador pode optar por um regime tributário que seja mais fácil de operar, mesmo que ele não seja o mais barato para a empresa.

Mantenha o departamento contábil interno bem supervisionado para que você garanta estar sendo beneficiado pelas melhores tarifas tributárias.

5 – Facilidade de acesso ao crédito 

Uma contabilidade interna pode gerar benefícios até nas negociações financeiras. Isso porque é possível manter o controle sobre os custos vendo tudo de perto, além de apresentar balancetes que espelhem a real situação da empresa com clareza e precisão.

Isso pode auxiliar os gestores em negociações com fornecedores e instituições bancárias. Ao implementar o departamento contábil interno, a empresa consegue manter uma situação fiscal regular e estável. Isso contribui na hora da análise de crédito, podendo proporcionar mais chances da sua empresa conseguir a aprovação do crédito desejado.

Muitas vezes, a empresa depende da concessão de crédito para continuar crescendo e desenvolvendo suas atividades. Nessas horas, é bom poder contar com todos os registros e documentação em dia, sem irregularidades e muito bem estruturadas.

6 – Proteção jurídica 

Uma importante vantagem de implementar o departamento contábil interno é a ajuda obtida para proteger a empresa juridicamente. Ou seja, o controle e a organização constantes auxiliam a empresa em contestações em casos de ações judiciais, como trabalhistas ou do Fisco.

Já que a empresa passa a ter todos os procedimentos e operações documentados e registrados, fica mais fácil encontrar provas, documentos e evidenciar fatos a favor da empresa nessas situações.

Sem estes documentos, é praticamente impossível provar a regularidade da situação em questão, fazendo com que a empresa tenha que encarar algumas possíveis sanções previstas em lei.

Porém, para que tudo corra como o planejado, é preciso avaliar muito bem o contador a ser contratado. Os profissionais devem ser éticos e estarem dispostos a ajudar a empresa tanto a reduzir custos quanto a organizar melhor suas rotinas fiscais e tributárias.

Por fim, de forma planejada, sua empresa só tem a ganhar com a implementação do departamento contábil interno.

 

Leia também o artigo:  Planejamento Tributário saiba porque sua empresa precisa dele.

use o indicador de excelência fiscal da fisco expert

Faça parte de nossas redes sociais e acompanhe mais conteúdo gratuito sobre práticas tributárias que vão contribuir para os resultados de sua empresa.

Facebook: www.facebook.com/fiscoexpert/

Linkedin: www.linkedin.com/in/fiscoexpert/

Inscreva-se em nosso canal no YouTube: https://goo.gl/9YZPU1