Conheça os Pilares da Excelência Tributária


 

Assuntos relacionados a questões tributárias são sempre complexos e difíceis de resolver, o que gera um grande pavor em muitos empresários.

Não é segredos que no Brasil existem dezenas de tributos, assim como, é verdade que não há como fugir desses impostos. No entanto, estruturar um setor tributário e manter sua gestão eficiente, permite ao gestor conhecer, acompanhar e controlar os principais riscos fiscais que afetam as finanças da empresa.

 

Por que estruturar um setor tributário?

Como falamos, o setor tributário das empresas continua sendo um mistério e origem de muitos temores para a maioria dos empresários. Muitos se afastam por causa da burocracia exaustiva, outros pela complexidade dos cálculos.

Mas, apesar das dificuldades, o setor tributário não deve ser esquecido ou negligenciado pelos gestores. Pois, quando bem estruturado, ele ajudará no desenvolvimento de soluções importantes para o crescimento empresarial, incluindo o aumento da lucratividade.

É muito importante entendermos, que para termos um setor tributário bem estruturado não basta a contratação de uma empresa de consultoria ou assessoria especializada. São necessários, principalmente, colaboradores comprometidos, treinamento constante, instruções de trabalho a serem seguidos e revisão permanente do ciclo de trabalho.

Esses 4 pontos, podem ser destacados como: Pessoas, Capacitação, Processos e Controle de Qualidade, respectivamente e formam os pilares da excelência tributária.

 

Pilares da excelência tributária

Como vimos, os pilares da excelência tributária são formados por 4 passos que constituem uma metodologia voltada para o conhecimento e desenvolvimento do setor tributário necessários para que a empresa atinja sua excelência efetiva e aumente os seus resultados. Esses passos são Pessoas, Capacitação, Processos e Controle de Qualidade.

 

Pessoas

As pessoas envolvidas nas atividades tributárias da empresa (os colaboradores que trabalham com sistema ERP, contador e os gestores) são partes essenciais do processo. Todos devem ter um papel definido e complementar para que o resultado final seja o melhor para a empresa.

 

Capacitação

A técnica e a habilidade são atributos que a pessoa adquire através do estudo e do treinamento. Através do processo de capacitação as pessoas envolvidas no setor tributário desenvolverão melhor as capacidades técnicas e o senso crítico, tornando-se profissionais melhores e contribuindo para o sucesso da empresa.

 

Processos

O terceiro pilar para a excelência tributária é a organização e a padronização de procedimentos. Colaboradores comprometidos e capacitados precisam de processos definidos para gerar os melhores resultados e alcançar as metas estipuladas pela organização. Os processos devem ser objetivos e interligados para facilitar o desenvolvimento de toda a cadeia e otimizando a produtividade.

 

Controle de Qualidade

O controle de qualidade é uma ferramenta essencial para que o empresário acompanhe e fiscalize o trabalho dos colaboradores, garantido que os melhores resultados para a empresa sejam conquistados. Portanto, todo ciclo produtivo deve ser analisado com frequência para a identificação de falhas, auditoria dos resultados e melhoria dos procedimentos.

No setor tributário essa necessidade é ainda maior, em virtude das constantes modificações da legislação e da complexidade dos procedimentos.

A excelência tributária está diretamente ligada a boa gestão do setor tributário, assim como, a capacitação de todo pessoal envolvido nos processos tributários da empresa.

Portanto, a estruturação de um setor tributário dentro da empresa e a adoção dessa metodologia é de fato, um aspecto determinante para alcançar a excelência tributária e o crescimento da empresa.

 

Sua empresa possui um setor tributário estruturado? Ficou com alguma dúvida sobre como atingir a excelência tributária? Não deixe de compartilhá-las conosco nos comentários, vamos ficar felizes em esclarecê-la!

Leia também o artigo sobre planejamento tributário e entenda a importância para sua empresa!

 

baixe ebook boas práticas setor fiscal

 

Rodrigo Fonseca Fisco Expert

Redes Sociais

Assine e receba novos conteúdos!