Conheça os Pilares da Excelência Tributária

[ CONTEÚDO PARA LER, ASSISTIR OU OUVIR] - Escolha como prefere acessar.

Assista ao vídeo :

 

Escute o Pod Cast:

Leia o artigo:

O setor tributário das empresas continua sendo um mistério e origem de muitos temores para a grande maioria dos empresários. Muitos se afastam por causa da burocracia exaustiva, outros pela complexidade dos cálculos.

Mas, apesar das dificuldades, o setor tributário não deve ser esquecido ou negligenciado pelos gestores. Pois, quando bem estruturado, ele ajudará no desenvolvimento de soluções importantes para o crescimento empresarial, incluindo o aumento da lucratividade.

Para termos um setor tributário bem estruturado não basta a contratação de uma empresa de consultoria ou assessoria especializada. São necessários, principalmente, colaboradores comprometidos (pessoas), treinamento constante (capacitação), instruções de trabalho a serem seguidas (processos) e revisão permanente do ciclo de trabalho (controle de qualidade).

Estes quatro pontos formam os pilares da excelência tributária.

Pessoas

As pessoas envolvidas na atividade tributária da empresa (os colaboradores que trabalham com sistema ERP , o contador e os gestores) são partes essenciais do processo. Todos devem ter um papel definido e complementar para que o resultado final seja o melhor para a empresa.

Capacitação

A técnica e a habilidade são atributos que a pessoa adquire através do estudo e do treinamento. Através do processo de capacitação as pessoas envolvidas no setor tributário desenvolverão melhor as capacidades técnicas e o senso crítico, tornando-se profissionais melhores e contribuindo para o sucesso da empresa.

Processos

O terceiro pilar para a excelência tributária é a organização e a padronização de procedimentos. Colaboradores comprometidos e capacitados precisam de processos definidos para gerar os melhores resultados e alcançar as metas estipuladas pela organização. Os processos devem ser objetivos e interligados para facilitar o desenvolvimento de toda a cadeia e otimizando a produtividade.

Controle de Qualidade

Todo ciclo produtivo deve ser analisado com frequência para a identificação de falhas, auditoria dos resultados e melhoria dos procedimentos. No setor tributário essa necessidade é ainda maior, em virtude das constantes modificações da legislação e da complexidade dos procedimentos.

O controle de qualidade é uma ferramenta essencial para que o empresário acompanhe e fiscalize o trabalho dos colaboradores, garantido que os melhores resultados para a empresa sejam conquistados.

Gostou deste artigo?

Leia também o artigo:  Planejamento Tributário saiba porque sua empresa precisa dele.

Faça parte de nossas redes sociais e acompanhe mais conteúdo gratuito sobre práticas tributárias que vão contribuir para os resultados de sua empresa.

Facebook: www.facebook.com/fiscoexpert/

Linkedin: www.linkedin.com/in/fiscoexpert/

Inscreva-se em nosso canal no YouTube: https://goo.gl/9YZPU1

Rodrigo Fonseca Fisco Expert

Cadastre e receba  conteúdo por email