Contabilidade Interna: Garantia de Sucesso e Redução de Despesas

Contabilidade Interna: Garantia de Sucesso e Redução de Despesas

 

A gestão contábil da empresa está relacionada diretamente à saúde financeira do negócio. Ela fornece informações úteis para a tomada de decisões, assim como, auxilia no desenvolvimento de condições necessárias para alcançar os melhores resultados.

É importante entender, que a contabilidade da empresa, seja ela interna ou externa, é responsável por diversas atividades relacionadas às obrigações fiscais que as organizações precisam cumprir.

Nesse contexto, é preciso decidir qual a melhor opção para a empresa, contar com um departamento contábil interno ou terceirizar a contabilidade.

 

Contabilidade Interna ou Terceirização?

Se essa é sua dúvida, não se preocupe. Muitos empresários passam pelo mesmo problema na hora de decidir por terceirizar ou não a contabilidade da empresa. Em razão de acreditarem que apenas empresas de grande porte têm condições de adotar a contabilidade interna. Mas, isso não é verdade!

Ter um departamento contábil pode ser mais fácil e muito mais eficiente do que você imaginava. E para escolher qual adotar é preciso levar em consideração as particularidades de cada uma.

Na contabilidade terceirizada, uma empresa ou escritório contábil é responsável por dezenas ou centenas de empresas de diferentes tamanhos, regimes de tributação e segmentos econômicos, desse modo, a atenção é dividida entre diversas empresas. O que pode atrasar o gestor no momento de tomar determinada decisão.

Já na contabilidade interna a sua equipe contábil vai trabalhar de forma exclusiva para entregar os melhores resultados para sua empresa, proporcionando maior agilidade no fornecimento das informações.

 

Benefícios da Contabilidade Interna para a empresa:

Informações confiáveis e rápidas para auxiliar os gestores na tomada de decisões estratégicas

Como destacamos, a contabilidade interna possui grande diferencial por repassar as informações mais rapidamente aos gestores. Mas, não é só isso.

Por ter um departamento contábil interno e uma equipe dedicada exclusivamente à contabilidade da empresa, o setor contábil analisa um fluxo muito alto de dados. Logo, todas essas informações e analises, ficam à disposição da empresa e tornam cruciais para os gestores tomarem decisões mais seguras, minimizando os riscos.

 

Planejamento Tributário Permanente

Todo empresário sabe a importância de um bom planejamento, portanto, ter um profissional que possa montar o planejamento tributário da empresa e modifica-lo sempre que necessário, acaba tornando uma excelente vantagem competitiva para a empresa.

O planejamento tributário é uma ferramenta indispensável para o correto planejamento financeiro e estratégico de todo o negócio.

 

Redução de erros e atrasos no cumprimento das obrigações fiscais

Evitar erros e atrasos na entrega das obrigações fiscais é sempre um grande desafio para os administradores. Independente da razão ou justificativa, os erros e atrasos no cumprimento das obrigações prejudicam diretamente no desenvolvimento da empresa. E o principal motivo são os altos valores das multas.

O departamento contábil se encarrega de realizar o levantamento dos gastos e controle das finanças da organização. As informações adquiridas pela contabilidade servem ainda para analises dos recursos e possível redução de custos na produção.

 

Responsabilidades do departamento contábil interno

Para uma empresa se manter ativa é necessário controlar corretamente suas finanças. E nesse cenário, entra o departamento contábil. Ele pode ser formado por um, dois ou mais funcionários, dependendo do tamanho e das necessidades da empresa.

A contabilidade é responsável por administrar todas as atividades financeiras da organização, portanto, é vital para manter a empresa ativa e funcionando corretamente. Em geral, tarefas como emitir relatórios financeiros, efetuar e receber pagamentos, gerar folhas de pagamentos são atividades comuns a todas empresas. Desse modo, a equipe que atua no departamento contábil ficará responsável por executá-las.

Optar pela contabilidade interna, não se resume em contratar “vários” colaboradores, assim como, ela não implica necessariamente no aumento de despesas para a empresa. Ao contrário, pode resultar em redução de custos quando bem planejada.

Você acha que a contabilidade interna é boa para sua empresa? Esse nosso artigo poderá te auxiliar. Não esqueça de compartilhe conosco um pouco sobre suas experiencias com contabilidade.

 

 

baixe ebook boas práticas setor fiscal

 

 

Faça parte de nossas redes sociais e acompanhe mais conteúdo gratuito sobre práticas tributárias que vão contribuir para os resultados de sua empresa.

Facebook: www.facebook.com/fiscoexpert/

Linkedin: www.linkedin.com/in/fiscoexpert/

Inscreva-se em nosso canal no YouTube: https://goo.gl/9YZPU1

Rodrigo Fonseca Fisco Expert